Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros26Editorial

Editorial

Ana Fernandes e Patrícia Pereira

Texto integral

1Este número da Forum Sociológico enquadra-se na estratégia editorial prosseguida já há alguns anos pela revista, mas surge após uma reestruturação da equipa editorial, que integra agora elementos pertencentes a diferentes instituições. Após um abrandamento das atividades da revista, que coincide com o processo de fusão e reestruturação dos centros de investigação da FCSH, foi necessário repensá-la num novo enquadramento: o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).

2Este último resultou da fusão de centros já existentes – da FCSH-UNL mas também de outras universidades do país –, entre os quais o CESNOVA, onde se enquadrava anteriormente. Assim, a nova equipa editorial da revista integra elementos que conduzem a sua atividade de investigação no CICS.NOVA mas pertencem a diversas instituições nacionais de ensino superior.

3A revista Forum Sociológico prossegue, na sua política editorial, com objetivos de divulgação de conhecimento científico numa matriz sociológica. A pluralidade temática e os contributos multidisciplinares das ciências sociais têm sido igualmente característicos da política desta revista, que pretendeu ainda constituir-se como um espaço de debates e controvérsias sobre a sociedade.

4A política editorial da revista orienta-se por princípios de qualidade científica com significado e relevância social, tendo em conta a dimensão dos problemas e a necessidade de responder com contributos que orientem as políticas públicas e a governação. Antes de publicados, os artigos propostos são submetidos a avaliação independente de dois especialistas, de reconhecido mérito na área temática, em regime de anonimato.

5A revista Forum Sociológico foi fundada em 1992, no âmbito da criação do Instituto de Estudos e Divulgação Sociológica (IEDS) na FCSH/UNL por Moisés Espírito Santo, sociólogo e professor do Departamento de Sociologia. A primeira série foi publicada até 1995, com a colaboração de professores e investigadores que colaboravam no IEDS. Nesta data interrompeu a publicação e recomeçou em 1999, com a participação de um novo grupo de colaboradores pertencentes ao Departamento de Sociologia. Esta II Série da revista Forum Sociológico foi publicada ininterruptamente até ao presente número.

6Não tendo sido institucionalizada, a turbulência a que esteve sujeita deveu-se a dificuldades logísticas de funcionamento, uma vez que não dispunha de financiamento – apesar dos custos elevados de edição – nem de apoio regular a nível de secretariado. Foi a vontade da sua equipa editorial que a fez chegar até aqui. Com o trabalho em grupo de um conjunto de pessoas que fazia de tudo um pouco, foi possível, ao longo dos anos, caminhar para a desmaterialização da revista com a criação da versão digital e da sua integração em open access na plataforma revues.org. A publicação digital é feita em simultâneo com a publicação em papel num número já limitado de exemplares. Por fim, a integração da revista no CICS.NOVA vem dar-lhe o enquadramento institucional para a sua continuidade, uma vez que dispõe agora dos apoios logísticos (apoio de secretariado) e financeiros essenciais para o trabalho editorial.

7O presente número (26) integra cinco artigos científicos com temáticas distintas. Um primeiro artigo, “Futebol, mercantilismo e identidade no século XXI : hegemonia e contra-hegemonia”, coloca em evidência o processo de mercantilização do futebol, apresentando o caso do Athletic de Bilbao como exemplo “de resistência à implementação de políticas puramente comerciais” na gestão dos clubes. O autor, Pedro Almeida, associa a filosofia de gestão do clube à “afirmação e celebração da identidade basca”.

8Em “Modelos sociais europeus – Crescimento, emprego e igualdade”, Eduardo Viegas Ferreira analisa dados recentes do Eurostat e da OCDE procurando dar conta dos efeitos de diferentes modelos sociais europeus sobre o crescimento económico, a criação de emprego e a desigualdade. Um outro foco do artigo é a comparação de desempenho económico e social de países-membros da União Europeia, antes e depois da crise global de 2008.

9Margarida Martins Barroso propõe uma leitura dos dados do quinto inquérito europeu às condições de trabalho (Eurofound, 2010), assente na análise dos indicadores : doença e perceção do estado de saúde ; absentismo e presentismo associados à saúde ; e sustentabilidade do trabalho. O seu artigo “Trabalho e saúde na Europa : um retrato por país e profissão” revela padrões diferenciados de relação trabalho-saúde por tipo de profissão desempenhada, que se consubstanciam numa desvantagem relativa das ocupações formalmente menos qualificadas.

10Os dois últimos artigos problematizam contextos metropolitanos no Brasil. “Transição para a vida adulta e práticas culturais na periferia metropolitana de Belo Horizonte : as trajetórias de Miro e Faro” apresenta ao leitor os percursos de dois jovens do bairro Estrela D’alva em Belo Horizonte. Neste texto, Marco Marinho reflete sobre os sentidos sociais das práticas culturais desenvolvidas por jovens e sobre a condição juvenil como transição para a vida adulta, analisada a partir do contexto social da periferia metropolitana.

11Em “A mobilidade e o lazer na constituição do espaço público contemporâneo : os protestos de 2013 em São Paulo”, com o objetivo de mostrar como o lazer e a mobilidade são centrais para pensar os espaços públicos contemporâneos, Vitor Sorano Pereira descreve com detalhe o contexto e o desenrolar quer dos protestos contra a realização no Brasil da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações de 2013, quer das reivindicações pelo direito à mobilidade, organizadas em torno da contestação ao aumento do preço dos transportes, que romperam durante semanas a ordem quotidiana da maior metrópole do Brasil.

12Além dos artigos, compõem o número um documento e duas recensões críticas. Em “Ambiente e saúde global”, Ana de Jesus e Bruno Oliveira e Silva, partindo da análise de dados e indicadores secundários disponíveis nos estudos e relatórios da Comissão Europeia (CE), do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização das Nações Unidas (ONU) e do World Wide Fund for Nature (WWF), focam-se por um lado nas formas como as alterações climáticas afetam a saúde e por outro nos impactos positivos das ações de prevenção e/ou mitigação das alterações climáticas nas questões de saúde e na transição para um paradigma de desenvolvimento sustentável.

13Por fim, Carla Valadas apresenta e analisa a obra Para lá dos números. As consequências pessoais do desemprego (2015), de Jorge Caleiras, e Maria João Bárrios faz uma leitura crítica do documento Active Ageing : A Policy Framework in Response to the Longevity Revolution (2015).

14É política editorial do atual conselho de redação da revista Forum Sociológico respeitar a opção ortográfica dos autores que publica. Portanto, a partir da próxima publicação, n.º 27, a revisão de texto terá esse facto em consideração.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Ana Fernandes e Patrícia Pereira, «Editorial»Forum Sociológico [Online], 26 | 2015, posto online no dia 26 abril 2016, consultado o 18 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/sociologico/1173; DOI: https://doi.org/10.4000/sociologico.1173

Topo da página

Autores

Ana Fernandes

Artigos do mesmo autor

Patrícia Pereira

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

O texto e outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search