Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros18Editorial

Texto integral

1Este é o segundo número da Forum Sociológico depois da revisão gráfica a que a revista foi sujeita e que, cremos, a modernizou e tornou esteticamente mais atractiva. No mais, mantém-se a opção que já vai sendo a marca da revista: cada número contempla um dossiê temático e/ou problemático que constitui o seu “prato forte”.

2Desta vez o dossiê organizado por Andrea Mubi Brighenti e Ricardo Campos – que conta com uma introdução autónoma, justificando que aqui, neste Editorial, sejamos contidos a precisá-lo – retoma um dos objectos ao mesmo tempo mais consolidados e historicamente essenciais da sociologia: a cidade. Nem por sobre Georg Simmel durante muito tempo ter perdurado a aura de auteur maudit da sociologia (talvez por praticar uma sociologia muito arredia a abordagens positivistas) se pode hoje ignorar o carácter fundador para a própria disciplina do clássico ensaio de 1903 Die Großstädte und das Geistesleben que versa a relação entre a vida na metrópole e certas configurações mentais (mais exactamente certos fenómenos anímicos) que ela tipicamente engendra. Simmel vem ainda ao caso para grifar que o dossiê que explora os interstícios urbanos acerca a realidade citadina a partir de ângulos disciplinares e portanto teóricos nem sempre convergentes; certamente vinga uma pauta de heterogeneidade. Lembrava José Machado Pais (2002: 29) que “na sociologia simmeliana […] tudo parece provisório, interino, experimental; nada nos é dado como um produto acabado ou integrado num sistema único e totalitário”. Ora, de certo jeito o dossiê inscreve-se nessa tradição; também ele, considerado no seu conjunto, nos oferece leituras, interpretações, representações da “realidade mas abstraindo-se voluntariamente da totalidade da mesma, de modo a que os fragmentos focados possam ser mais bem iluminados” (Pais, 2002: 29).

3Como é de lei, há vida na revista além do dossiê. Este número integra mais quatro textos, dois artigos e outros dois publicados sob o escudo de documentos. Uma segunda vez se releva a pluralidade temática e problemática que permeia o dossiê.

4Considerando primeiro os artigos, Maria do Carmo Lorena Santos propõe uma incursão pela sociologia do turismo anotando, entre regularidades representacionais de sorte promocional, os paradoxos em que o discurso publicitário se enreda quando se detém em paragens longínquas e paradisíacas (ou pitorescas) como Cabo Verde: a diferentia specifica do arquipélago afinal compõe-se dos predicados e emblemas que, na visão turística, servem para classificar qualquer destino “exótico”. A diferença, ou melhor, as narrativas ao mesmo tempo fantasiosas e reveladoras da diferença aplanam-se então num tráfico de categorias incapazes de romper o véu da doxa turística.

5Por seu lado, Bernard Lahire discute a relação entre diferenças culturais e desigualdades culturais, ou, para sermos mais rigorosos, as condições sociais que favorecem a conversão de diferenças culturais e dos bens e práticas que as objectivam em índex de capital cultural; que as submetem portanto a uma lógica de hierarquização e poder cultural, em suma: de distinção. Mas o autor não dissocia esta discussão duma outra referente ao declínio da cultura literária e artística, designadamente em contraponto com a emergência da cultura científico-tecnológica. Duma à outra, quer dizer, a propósito daquelas condições e destas variações Lahire introduz a noção de desejabilidade colectiva. É nesta que radica a transformação das diferenças culturais em desigualdades culturais; não podemos deixar de apreciar as flutuações de desejabilidade colectiva das culturas académicas para por seu turno explicar a modificação histórica da correlação de forças entre elas.

6No primeiro dos documentos publicado neste número, Domingos Vaz recupera a questão urbana. Fá-lo observando as representações sobre a cidade da Covilhã, em tempos, quando constituía um enclave industrial pujante no interior do país, conhecida por a Manchester portuguesa, numa óptica que combina uma abordagem sócio-histórica (ou não fossem as condensações urbanas ao mesmo tempo espaços de sedimentação de memória construída e de manifesta inscrição física da história) e uma acuidade para os efeitos de posição designadamente profissional que sujeitam os protagonistas dos processos urbanos. Esta óptica, que organiza a matriz a partir da qual o autor restitui as modificações que a cidade conheceu em especial nas últimas décadas, abre ainda para os desafios e dilemas que, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, a urbe covilhanense hoje em dia enfrenta.

7Esse lastro de conhecimento que informe a acção também pulsa no texto Leonidas K. Cheliotis sobre a exclusão social, porventura o texto mais denso e intelectualmente exigente deste número. Inquietando-se em simultâneo com a exclusão social como conjunto de processos de marginalização colectiva realizada em vários tabuleiros sociais (económico, político, cultural) e como instrumento do conhecimento científico sobre a vida em sociedade, Cheliotis embarca numa digressão original que destaca as operações cognitivas de produção de seres moralmente inferiores como peça-chave que medeia e suporta o envolvimento, emocionalmente confortável, em condutas de exclusão. No limite, dos seres moralmente inferiores pode até ser subtraída a qualidade humana, fazendo transparecer aí claramente a forma preliminar da exclusão: uma exclusão cognitiva da ordem moral de pertença à espécie humana. Assim, uma teoria plena da exclusão social que pretenda apreender as manifestações físicas da exclusão nunca poderá ser dissociada do processo sócio-histórico, sempre inacabado e potencialmente reversível, de inclusão naquela ordem moral.

8Aqui está, sumariamente apresentado, o “miolo” deste número desta “nossa” revista que leva no título a sociologia mas que tem feito e continuará a fazer questão de se abrir para outras disciplinas científicas da área das ciências sociais e humanas. Esperamos que cative. Resta-nos pois o convite. À leitura (e à) crítica.

Topo da página

Bibliografia

Pais, J. M. (2002), Sociologia da Vida Quotidiana, Lisboa, ICS – Imprensa de Ciências Sociais.

Simmel, G. (2004), “As metrópoles e a vida mental”, Fidelidade e Gratidão e Outros Textos, Lisboa, Relógio d’Água, pp. 75-94.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

João Sedas Nunes, «Editorial»Forum Sociológico, 18 | 2008, 7-8.

Referência eletrónica

João Sedas Nunes, «Editorial»Forum Sociológico [Online], 18 | 2008, posto online no dia 19 julho 2012, consultado o 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/sociologico/214; DOI: https://doi.org/10.4000/sociologico.214

Topo da página

Autor

João Sedas Nunes

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

O texto e outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search