Navegação – Mapa do site

Processo de arbitragem científica

A qualidade científica dos artigos publicados na revista Forum Sociológico é assegurada por um processo de arbitragem anónimo.

Os artigos propostos são submetidos a uma primeira análise por parte do Conselho de Redação.

Os artigos que se integrem no âmbito disciplinar da revista são posteriormente submetidos a parecer de especialistas das áreas respectivas (referees), num mínimo de 2, em regime de anonimato bilateral.

Os referees serão escolhidos recorrendo-se a reputados especialistas no domínio das propostas de publicação e de entre os membros do Conselho Editorial.

A decisão final de publicação é da responsabilidade do Conselho de Redação, com base nos pareceres emitidos pelos referees, a partir de critérios previamente estabelecidos pelo Conselho de Redação.

Os pareceres dos referees são enviados aos autores de forma anónima, acompanhados de uma carta da Diretora sugerindo a realização das alterações ou correções propostas nos referidos pareceres.

No caso de serem sugeridas aos autores alterações ou correções, o Conselho de Redação zelará pela efectiva introdução das mesmas.

Os artigos a integrar os Dossiês Temáticos serão publicados segundo os critérios acima enunciados. Em complemento, poderão os organizadores do Dossiê fazer convites de publicação a especialistas no domínio em causa, os quais ficam sujeitos à aprovação do Conselho de Redação.

A lista de referees será publicada periodicamente na própria revista, a cada dois anos, sem a identificação dos artigos analisados por cada referee.

  • Logo CICS.NOVA
  • Logo FCT
  • Revues.org